Tábuas das marés

Tipos de marés: preia-mar e baixa-mar; marés vivas e marés mortas

MarésMarésTipo de marés


 Tipos de Marés

Usaremos duas qualificações para definir os tipos de marés. A primeira delas é o valor da altura da maré e se expõe na tabela de marés. A segunda é a fase da lua e está diretamente relacionada com a ação média dos peixes nas tabelas solunares.

Segundo a altura da maré

- Maré alta ou preia-mar: quando a água do mar atinge sua altura mais alta dentro do ciclo das marés. Aparecem em azul na tabela de marés.

- Maré baixa ou baixa-mar: quando a água do mar atinge sua altura mais baixa dentro do ciclo das marés. Aparecem em vermelho na tabela de marés.

Normalmente ocorrem duas preia-mares e duas baixa-mares por dia já que, ao mesmo tempo que a lua eleva a água sobre a Terra no lado que está virado para ela, também separa a Terra da água no lado oposto.

Definimos o dia lunar como o tempo que demora a Lua em voltar a estar em uma determinada posição em relação a nós e dura exatamente 24 horas, 50 minutos e 28 segundos.


Segundo a fase da Lua

Conforme a fase lunar, diferenciamos dois tipos de marés:

- Marés mortas ou de Quadratura

Durante as fases de quarto crescente e quarto minguante, ao contrário, os efeitos se restam obtendo-se maré de menor amplitude (coeficiente de marés mais baixo), denominadas marés mortas.

O movimento no fundo do mar costuma ser menor e normalmente são resultado de dias menos propícios para a pesca que os dias de marés vivas.

- Marés vivas ou sizígia

Durante as fases de lua cheia e lua nova, a Lua e o Sol estão alinhados e os seus efeitos se somam, trata-se das marés vivas. Observamos na tabela de marés o elevado coeficiente de marés que tem as marés quando ambos os astros se alinham.

Existe um comprovado aumento na atividade dos peixes quando ocorrem marés vivas, sobretudo se estas coincidem com o amanhecer ou com o ocaso, sendo estes os melhores dias para pescar.